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Informática - 1º Bimestre (semana 2)

Hardware

É o conjunto de circuitos eletrônicos que faz com que os computadores funcionem, ou o hardware do computador é tudo aquilo que o compõe fisicamente. Constitui-se em hardware o próprio gabinete do computador e seus periféricos.

Componentes do computador:

  • Gabinete: Um gabinete de computador, também conhecido como case, caixa, chassis ou torre, é o compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador (normalmente, excluindo o monitor, teclado e mouse).
  • Fonte: A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador. A fonte de alimentação é uma das peças mais importantes do seu sistema de computador. Ela converte a energia elétrica proveniente de sua tomada que é 110 ou 220 volts em corrente contínua (DC) : - 5 volts , 5 volts, 12 volts e -12 volts. Existem dois tipos principais de fontes de alimentação de computadores: AT e ATX.
  • Placa Mãe: Na placa-mãe, todos os componentes que formam o computador são unidos e ligados entre si. Pode-se entender a placa como uma central que resolve problemas de espaço, uma vez que une todas as partes do sistema numa só, rede de fios, porque dispõe de caminhos que permitem a troca de informação entre processadores, memórias, placas e etc. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” algo bem lógico: sem ela, o computador é apenas um amontoado de chips e placas independentes.
  • Microprocessador ou CPU: CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit, que, em Português, significa “Unidade Central de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos. É o elemento de maior importância em equipamentos eletrônicos. É responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento. Inicialmente, a CPU era composta por vários componentes separados, mas evoluiu para um único circuito integrado que recebeu o nome de microprocessador. O microprocessador é um dispositivo programável de entrada e saída de dados, que processa os dados digitais de entrada e, associando as instruções armazenadas em sua memória, fornece como saída os dados resultantes do processamento.
  • Memória: O conceito básico da memória é onde os dados são carregados e processados. A memória de um computador não está realmente concentrada num local, os dispositivos de armazenamento estão espalhados por toda a máquina.
    • Memória RAM: É usado para designar uma memória de acesso aleatório, é uma memória com facilidade de acesso a todos os endereços, no qual o tempo de acesso é constante. Os dados podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador. Quando o computador é ligado, é "carregada" na memória RAM as informações (programas e drivers) que são necessários ao seu funcionamento. Quanto maior a memória RAM, mais informações poderá ser guardada. 
    • Memória ROM: Representa uma memória apenas de leitura. As memórias ROM armazena instruções básicas sobre o hardware do computador, fazem as rotinas de teste de dispositivos de hardware e de todas as instruções necessárias para que o processador reconheça e interaja com os dispositivos de entrada e saída. As informações são gravadas pelo fabricantes uma única vez e não podem ser alteradas ou apagadas, ou seja, só pode ser acessadas.
    • Memória Cache: É uma memória de alto desempenho localizada dentro do processador e que serve para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenados na memória RAM.
    • Memória Secundária: A Memória Secundária ou Memória de Massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o encerramento do computador, por um período longo de tempo. Exemplos de memórias de secundarias: HD, pendrive, cd, dvd, etc.
  • Periféricos: Unidades de entrada/saída de dados: teclado, mouse, monitor, impressora, caixa de som, etc
  • Chipset: é um componente fundamental para o funcionamento do PC. O nome se refere a um conjunto de circuitos integrados que são responsáveis por fazer com que todos os componentes do computador, desde o disco rígido até o processador, possam trocar informações e assim realizar as tarefas que exigimos deles.
  • BIOS: é a abreviação de "Basic Input / Output System", sistema básico de entrada e saída. O BIOS contém todo o software básico, necessário para inicializar a placa-mãe, checar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional, o que pode ser feito a partir do HD, CD-ROM, pendrive, ou qualquer outra mídia disponível. O BIOS inclui também o Setup, o software que permite configurar as diversas opções oferecidas pela placa. O processador é programado para procurar e executar o BIOS sempre que o micro é ligado, processando-o da mesma forma que outro software qualquer.

Software

É uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.

Os softwares podem ser classificados em três tipos:
  • Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).
  • Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.
  • Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

Existe também o conceito de software livre, que remete para um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador possa aceder o código-fonte, para mudá-lo conforme as suas necessidades.