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2º Bimestre

Metodologia Científica - 2º Bimestre (semana 7)

Concluindo o Projeto de Pesquisa



A conclusão do trabalho de pesquisa, pela produção de um relatório. O relatório de pesquisa tem a função de documentar e registrar todo o processo de elaboração do projeto de pesquisa e suas conclusões. Ele também é um dos meios pelos quais os resultados do projeto são tornados públicos.


Parte 1 de 3: Elementos de uma conclusão básica


  1. Reafirme o assunto.[1] Você deve reafirmar brevemente o assunto e explicar o porquê de ele ser importante.
  • Não gaste muito tempo ou espaço reafirmando o assunto. Uma boa pesquisa fará a importância transparecer no texto, então você não precisa escrever uma defesa elaborada para o assunto durante a conclusão.
  • Por exemplo, ao escrever uma pesquisa sobre a redação de conclusões, reafirme o assunto dizendo algo do tipo: “Uma conclusão sólida é parte essencial de um trabalho de pesquisa”. Essa frase introduzirá o assunto (escrever conclusões) enquanto prova a importância dele (pois a conclusão é essencial para um trabalho forte).
  1. Reafirme sua tese.[2] Além do tópico, você deve reafirmar sua declaração de tese.
    • Uma tese é uma visão estreita e focada do tópico em mãos.
    • Essa declaração deve ser parafraseada da tese incluída na conclusão. Ela não pode, porém, parecer muito semelhante à frase originalmente usada.
    • Por exemplo, ao escrever uma pesquisa sobre o porquê de conclusões de resumo serem o tipo mais forte de conclusão, você poderia dizer algo do tipo: “Uma conclusão forte é parte essencial de uma pesquisa forte. Para a maioria dos trabalhos de pesquisa, uma conclusão que resuma o conteúdo do ensaio é mais eficiente.” Note que essa declaração de tese está em itálico.
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    Resuma brevemente seus pontos principais. Essencialmente, você precisa relembrar seu leitor do que foi dito no desenvolvimento.
    • Um bom jeito de fazer isso é reler o tópico frasal de cada parágrafo ou trecho importante do desenvolvimento. Encontre um jeito de reafirmar brevemente cada ponto mencionado em cada tópico frasal na sua conclusão. Não repita nenhum dos detalhes de base usados dentro do desenvolvimento.
    • Sob circunstâncias normais, você deve evitar escrever novas informações em sua conclusão. Isso é especialmente verdadeiro se a informação for vital para o argumento ou pesquisa apresentada no trabalho.
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    Adicione as explicações finais. Se sua pesquisa progredir de maneira indutiva e você não tiver explicado completamente o significado de suas afirmações, faça-o na conclusão.[3]
    • Note que isso não é necessário para todos os trabalhos de pesquisa. Caso já tenha explicado completamente o significado das afirmações na pesquisa ou a necessidade delas, não será necessário adicionar muitos detalhes na conclusão. Reafirmar a tese ou o significado do assunto deve ser o suficiente.
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    Solicite ações quando apropriado. Se e quando necessário, é possível avisar aos leitores de que há necessidade de maiores pesquisas sobre o assunto abordado.
    • Note que esse chamado não é essencial em todas as conclusões. Uma pesquisa sobre críticas literárias, por exemplo, provavelmente solicita menos ações do que um trabalho sobre o efeito da televisão em bebês e crianças pequenas.

Parte 2 de 3: Ideias para uma conclusão eficiente


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    Prefira sínteses básicas de informações.[4] A conclusão mais básica é o fechamento resumido, que é muito semelhante à introdução.
    • Visto que tal tipo de conclusão é tão básico, é vital que você se concentre em sintetizar a informação em vez de meramente resumi-la. Em vez de meramente repetir coisas já ditas, reescreva sua tese e pontos de suporte de um jeito que una todas as informações. Ao fazer isso, sua pesquisa parecerá um “pensamento mais completo”, e não uma coleção de ideias aleatórias e vagamente relatadas.
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    Feche com lógica. Use sua conclusão para fornecer uma opinião lógica formada por evidências se sua pesquisa apresentar múltiplos lados acerca de uma mesma questão.
    • Inclua informações o suficiente sobre o assunto para apoiar suas afirmações. Porém, não opte por fornecer detalhes em excesso.
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    Especule. Não tenha medo de indicar uma resposta caso sua pesquisa não tenha fornecido uma resposta clara à questão em jogo.
    • Reafirme sua hipótese inicial e indique se você ainda acredita nela ou se a pesquisa feita mudou sua opinião.
    • Indique que a resposta pode existir e que futuras pesquisas poderiam iluminar o tema.
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    Faça um questionamento. Em vez de dar conclusões ao leitor, pergunte para que ele tire as próprias conclusões.
    • Faça uma pergunta que atingirá diretamente o propósito da pesquisa. Essa pergunta é a mesma, ou muito parecida, que você fez no início da pesquisa.
    • Certifique-se de que a questão possa ser respondida pelas evidências apresentadas em sua pesquisa.
    • Se desejado, resuma brevemente a resposta após perguntar. Você poderia deixar a questão em aberto para que o leitor a responda.
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    Faça uma sugestão. Forneça recomendações sobre como proceder com futuras pesquisas caso deseje solicitar ações na conclusão.
    • É possível fazer recomendações ao leitor sem solicitar ações. Por exemplo, ao escrever sobre um assunto como a pobreza em países de Terceiro-Mundo, existem vários meios de pedir ajuda ao leitor sem solicitar mais pesquisas.
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    Feche seu círculo informativo.[5] Junte todas as informações de sua pesquisa com a conclusão. Existem diversos meios de se fazer isso.
    • Faça uma pergunta na introdução. Na conclusão, reapresente a pergunta e forneça uma resposta direta.
    • Escreva uma anedota ou história em sua introdução, mas sem compartilhar o final. Em vez disso, escreva a conclusão da anedota na conclusão da pesquisa.
    • Use, na conclusão, os mesmos conceitos e imagens apresentados na introdução. As imagens podem (ou não) aparecer em outros pontos durante a pesquisa.
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    Considere usar uma citação. Use uma citação apropriada para o assunto em questão para oferecer uma evidência final e memorável para sua pesquisa.
    • A citação normalmente deve ser uma de sua pesquisa. Ela pode ser algo já mencionado no trabalho.
    • Você poderia usar uma citação relacionada de um famoso indivíduo ou expert da área. Se desejá-lo, é possível citá-lo mesmo que tal autor não tenha sido mencionado em nenhum momento de sua pesquisa.

Parte 3 de 3: O que evitar


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    Evite dizer “para finalizar” ou coisas semelhantes. Isso inclui: “resumindo” e “em conclusão”.
    • Essas frases parecem rígidas, pouco naturais ou falsas quando usadas no trabalho.
    • Além disso, usar uma frase como “em conclusão” para começar sua conclusão é algo direto demais e tende a gerar um final fraco. Uma conclusão forte pode ser forte sem a necessidade de indicativos.
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    Não espere a conclusão para afirmar sua tese. Apesar de ser tentador reservar a tese para criar um final dramático para a pesquisa, fazê-lo fará com que o trabalho pareça menos coerente e mais desorganizado.
    • Sempre afirme o argumento principal ou tese na introdução. A pesquisa é uma discussão analítica acerca de um tema acadêmico, e não um romance de suspense.
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    Deixe informações novas de fora.[6] Novas ideias, tópicos menores ou evidências significativas são boas demais para permanecerem na conclusão.
    • Evidências de apoio expandem o assunto da pesquisa ao deixá-lo mais detalhado. Uma conclusão deve focar um ponto mais específico sobre o assunto.
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    Evite mudar o tom da pesquisa. O tom de sua pesquisa deve ser consistente o tempo todo.
    • Frequentemente, uma mudança de tom ocorre quando a pesquisa, com tom acadêmico, recebe uma conclusão emocional ou sentimental. Mesmo se o tópico da pesquisa possuir significado pessoal para você, evite indicar tais sentimentos durante o trabalho.
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Não dê desculpas. Não crie frases que diminuam sua autoridade ou descobertas.
  • Afirmações de desculpas incluem frases como: “Eu posso não ser um expert”, ou “Esta é minha única opinião”.
  • Afirmações assim normalmente podem ser evitadas quando o autor evita escrever na primeira pessoa.