1º Bimestre

2º Bimestre

Introdução a Engenharia - 1º Bimestre (semana 1)

Engenharia

Conceito: A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.

Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.

A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.

Os engenheiros aplicam as ciências físicas e matemáticas na busca por soluções adequadas para problemas ou no aperfeiçoamento de soluções já existentes. Mais do que nunca, aos engenheiros é agora exigido o conhecimento das ciências relevantes para os seus projetos, o que resulta que eles tenham que realizar uma constante aprendizagem de novas matérias ao longo de todas as suas carreiras.


Inovação e Desenvolvimento de Produto

Descoberta:

Conceito físico, científico
Elementos químicos

Invenção:

Criação de algo novo
Protótipo

Inovação: 

Relacionado ao mercado, é um conceito econômico e social, algo novo que gera negócio, é mais do que alta tecnologia. É um processo organizável e gerenciável.

Por que inovar?
Para que uma empresa ou produto se mantenha competitiva, aproveitando oportunidades de mercado para o crescimento da mesma, com o objetivo de lucrar. Fatores que podem levar empresas a inovar, conforme imagem abaixo:


Tipos de inovação: Produtos - Serviços - Processo - Modelos de Negócios - Vendas - Logística, entre outras.

Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é definido em várias fases:

  • planejamento projeto: cronograma do desenvolvimento do produto
  • projeto informacional: são coletados informações sobre clientes, o mercado, as necessidades, até chegar em um conjunto de especificações
  • projeto conceitual: é criado o conceito do produto, a solução que atenda as necessidades dos clientes
  • projeto detalhado: é realizado todos os desenhos e especificações para que o produto possa ser produzido.
  • preparação da produção: define todos os recursos necessários como ferramentas, equipamentos, máquinas para sua produção.
  • lançamento do produto: última fase, colocação do produto nas lojas, elaboração de catálogos, treinamento da força de vendas.