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2º Bimestre

Metodologia Científica - 2º Bimestre (semana 2)

Princípios da pesquisa científica


Compreender a diferença entre ciência e senso comum e quais são os elementos fundamentais da pesquisa científica.

Logo após a delimitação e a definição do tema, considerada a primeira fase da pesquisa científica, consta que a fase seguinte é definida como a transformação do tema em problema, uma vez que o mesmo envolve intrinsecamente certa dificuldade teórica ou prática. Nessa fase deve-se buscar uma solução plausível, ou seja, é necessário optar pela formulação de perguntas. Dessa forma, enquanto o tema estiver envolvido apenas em nível de preleção, não será possível iniciar a investigação propriamente dita.

Mediante reflexões, curiosidades ou até mesmo genialidades, o investigador deve modificar o tema para o problema da pesquisa acadêmica e, para tal, o tema escolhido precisa ser questionado. Consequentemente irão se apresentar os problemas que o tema envolve, identificando as dificuldades que ele sugere, para formular perguntas ou levantar hipóteses, suplantando obstáculos através da conquista do terreno do conhecimento científico.

Composição do problema
O problema é composto de forma interrogativa, clara, precisa e prática, objetivando o alcance de soluções viáveis por meio da pesquisa a ser realizada. Tal composição da problemática pode variar conforme o caso, podendo partir da observação de algum objeto, fato ou fenômeno ou, ainda, de uma série deles, tornando possível realizar indagações relacionadas se esses objetos seguem o mesmo protótipo ou se, por vezes, os resultados são diferentes, e se há possibilidade de explicação de seus processos.

Percebe-se que é possível abordar a existência de diferentes motivações em relação à escolha do tema que, associadas metodologicamente tanto às oportunidades quanto à formulação do problema, acrescentam ao trabalho uma dimensão mais complexa, tornando-se primordial classificá-lo de maneira concisa dentro dos objetivos pessoais de cada pesquisador.

Em qualquer que seja a natureza da investigação científica, deve-se tomar uma série de cuidados na formulação da problemática a ser sugerida, pois não existem preceitos claros a serem aplicados invariavelmente nesse processo. No entanto, algumas indagações poderão ser úteis na avaliação para se constatar em que condições o problema proposto poderá ser investigado. Esses são constituídos em: 
“O tema é de interesse do pesquisador?; o problema apresenta relevância teórica e prática?; a qualificação do pesquisador é adequada pra seu tratamento?; existe material bibliográfico suficiente e disponível para seu equacionamento e solução?; o problema foi formulado de maneira clara, precisa e objetiva?; o pesquisador dispõe de tempo e outras condições de trabalho necessárias ao desenvolvimento da pesquisa?” (GIL, 2002, p. 62)

Torna-se pertinente introduzir informações pertinentes em que se acredita ser adequadas com análises de vários autores, de maneira a se referir às perguntas como etapa necessária e que devem ser ordenadas de forma que haja probabilidade de respostas, servindo-se da pesquisa, contornando que o problema “delimita, com exatidão, qual tipo de resposta deve ser procurada; leva o pesquisador a uma reflexão benéfica e proveitosa sobre o assunto; fixa, freqüentemente, roteiros para o início do levantamento bibliográfico e da coleta de dados; auxilia, na prática, a escolha de cabeçalhos para o sistema de tomada de apontamentos; discrimina com precisão os apontamentos que serão tomados, isto é, todos e tão-somente aqueles que respondem às perguntas formuladas” (SALVADOR apud CERVO e BERVIAM, 2002, p. 85).

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/41600/fase-de-formulacao-do-problema-na-pesquisa-cientifica#ixzz3Ii1FqLDv