1º Bimestre

2º Bimestre

Matemática - 1º Bimestre (semana 3)

Contagem direta e indireta, probabilidades (I)

Contagem direta e indireta, probabilidades (II)



Exercícios da semana 3 - vídeoaulas 9 e 10

Videoaula 9

4 -  As 100 peças de plástico que estão em uma caixa estão assim distribuídas com relação a seus formatos e cores:

Uma das peças dessa caixa será sorteada. Calcule a probabilidade:


Circulares
Triangulares
Total
Verdes
22
30
52
Amarelas
10
38
48
Total
32
68
100

a) da peça ser da cor verde
    52/100 = 52%

b) da peça ser da cor verde, dado que ela é triangular
    30/68 = 44%

c) da peça ser amarela, sabendo-se que ela é circular.
    10/32 = 31%



Videoaula 10

6 -  De um grupo de 10 pessoas, sendo 3 homens e 7 mulheres, serão sorteadas duas pessoas consecutivamente.
Qual é a probabilidade de que sejam sorteadas uma mulher e um homem?

 10 pessoas 

  • 3 homens
  • 7 mulheres
7/10 x 3/9 x 2! = 0,466666 ou aproximadamente 47%



A Matemática do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (I)

A Matemática do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (II)


Exercícios da semana 3 - vídeoaulas 11 e 12


Resumo das Videoaulas 11 e 12


IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, criado em 1990 por um economista paquistanês, onde passaram a ser considerados outros indicadores além do PIB(P), indicadores como a esperança de vida (S) ao nascer, o índice de grau de instrução (E).
Anterior ao IDH o único indicador analisado era o PIB (Produto Interno Bruto - que á soma de todas as riquezas produzidas pelo país) como fator de desenvolvimento.
Com o passar dos anos vários aperfeiçoamentos foram implantados em decorrência de dados imprecisos, passando-se das limitações da idéia de proporcionalidade e a incorporação de funções que crescem a taxas decrescentes, como a função logarítmica, nos cálculos. A presença das médias aritmética e ponderada.
Devido as desigualdades no interior de cada fator (P, S, E) e a construção do IDHAD (Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade): novo recurso à média geométrica. Outros indicadores da qualidade de vida: IDG (Índice da Diferença de Gênero).
Principais alterações:
-mudança da média aritmética para média geométrica
-Indicador de Instrução: E 
       -E1 – Número médio de anos de escolaridade/comparação 
       -E2- Número esperado de anos de escolaridade/comparação
       Padrão ótimo: M
-Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade
O principal foco de todos esses índices, sendo o IDH o mais conhecido, é o combate a desigualdade na distribuição de recursos, que é preocupante e crescente em todo o mundo.


Exercício das Videoaulas 11 e 12 - Texto A


Desde que foi criado em 1990 até 2009, no cálculo do IDH usava-se a Média Aritmética dos três indicadores P (referente ao PIB per capita), E (referente à escolaridade) e S (referente à Saúde). Os valores de P, E e S resultavam da comparação com outros países e eram expressos por números entre 0 e 1: 
IDH = (P + E + S)/3

A partir de 2010, em vez da Média Aritmética, passou-se a usar a Média Geométrica: IDH = (P x E x S)1/3  (raiz cúbica do produto dos três fatores)
A razão da mudança é valorizar mais a qualidade de vida em países em que os valores de P, E e S não são muito discrepantes, pois a Média Geométrica é sempre menor ou igual à Média Aritmética. Assim, as duas médias serão iguais apenas quando os valores de P, E e S forem iguais; quanto mais discrepantes forem os três valores. 

A atividade que segue visa a explicitação de tal fato.
_____________________________________________________

1. Preencha a tabela abaixo, calculando a média aritmética (Ma) e a média geométrica (Mg) dos números indicados (use uma calculadora para calcular a raiz cúbica):