1º Bimestre

2º Bimestre

Informática - 1º Bimestre (semana 3)

Software: Aplicativos

Definição:

Software Aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outro softwares lúdicos, entre outros.



Neste tipo de software se enquadram todos aqueles programas que são utilizados na execução de tarefas específicas. Posso citar vários exemplos, mas os mais comuns são os processadores de texto, como o Word, que servem para trabalhar com os mais diversos tipos de textos, emitir etiquetas, e fazer formulários(geralmente com a extenção .doc), as planilhas eletrônicas como o Excel são poderosas ferramentas de cálculos que facilitam tanto aquele trabalho de matemática, fazer gráficos com real representação dos dados e também os Browsers ou Navegadores, softwares usados para navegar na Web, dentre eles os mais conhecidos atualmente são: Windows Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Opera e Safári.

A Lógica dos Aplicativos

Como funcionam e o que há de comum entre os diferentes aplicativos de softwares. Todos eles são executados "em cima" do sistema operacional, mas cada qual designado para determinado objetivo, por exemplo: CorelDraw (imagens), Excel (planilhas), Audacity (audio) Movie Maker (vídeo). Mas todos esses aplicativos tem tarefas em comum, como comandos para abrir o arquivo específico, salvar, editar, etc bem como menus e barras de ferramentas, algumas específicas para determinados softwares, onde nas tarefas em comum dos aplicativos usa-se simbologia padrão, exemplo: salvar utiliza a simbologia de um disquete, barra de título, barra de status, janela para edição.